segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gestão com Qualidade



Qualidade, enquanto conceito é um valor conhecido por todos e, no entanto, definido de forma diferenciada por diferentes grupos ou camadas da sociedade, a percepção dos indivíduos é diferente em relação aos mesmos produtos ou serviços, em função de suas necessidades, experiências e expectativas.
A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção. Com a buscar das organizações por produtos e serviços com diferencial no mercado a qualidade deixou de ser um aspecto do produto e de responsabilidade de um departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.
Atualmente, a qualidade é ingrediente básico para qualquer empresa e/ou profissional que queiram sobreviver e crescer. Numa mesa de negociação, com um cliente, já não se discute qualidade. Discutem-se outros aspectos dos produtos ou serviços, porém, se não tiver qualidade é provável que nem se chegue a uma mesa de negociação. Mas nem sempre foi assim. Conceitualmente, a qualidade é conhecida há milênios. Em sua forma original, era relativa e voltada para a inspeção, sendo considerada responsabilidade exclusiva dos departamentos de produção e operações. Hoje, porém, a qualidade engloba funções diversas como projeto, compras, marketing, entre outras, e recebe a atenção da alta direção da empresa.
A qualidade total e definida em seis aspectos: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética.
A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
A Gestão da Qualidade, exemplo de excelência gerencial nas empresas, pode contribuir de maneira significativa para a melhoria das organizações. As reais mudanças começam a ocorrer quando os princípios, conceitos e fundamentos da QUALIDADE se integram à cultura da organização, ao dia-a-dia das pessoas e dos processos organizacionais. Os benefícios gerados pela Gestão da Qualidade são parte natural da implementação de um programa de melhoria continuada e consistente, que ajuda a desenvolver o potencial e as qualidades dos profissionais, contribuindo com uma melhoria continua na organização e dos trabalhos realizados.

Um comentário:

  1. Sues conteúos são ótimos aproveito cada postagem, e a GESTÃO da QUALIDADE foi uma leitura prazerosa,ainda mais que a minha atividade profissional mudou bastante e se encaixo perfeitamente.
    Grande abraço!Ficarei aguardando mais novidades!

    Felicidades nesta nova "empreitada"

    ResponderExcluir